Entrevista concedida ao programa nacional jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, falando sobre o stress e falta de preparo psicológico dos Professores

  Entrevista concedida ao programa Nacional Jovem da  Rádio Nacional da Amazônia (antiga Radiobrás, atual EBC), no Programa Nacional Jovem.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda à sexta-feira das 14:00 às 15:00 hs. O programa é ouvido nos 26 Estados Brasileiros e principalmente em Brasília-DF, onde situa a emissora,  fui entrevistado pelo apresentador e Jornalista Murilo Carvalho.

O professor está entre os profissionais que mais sofrem estresse. Para fins de aplicação prática, define-se estresse como a ruptura no todo do equilíbrio existencial do indivíduo, proveniente do trabalho, vida familiar etc., com reflexos nos sistemas fisiológico, psíquico e das relações sociais.

O que mais caracteriza este estresse são: classes com muitos alunos; trabalhar com alunos desinteressados pelas atividades de classe; achar que alguns alunos indisciplinados ocupam demais meu tempo em prejuízo dos outros; sentir que há falta de apoio dos pais para resolver problemas de indisciplina; ter alunos na classe que conversam ou brincam o tempo todo; trabalhar com uma classe onde as capacidades dos alunos são muito diferentes entre si.

Durante a entrevista, falo da importância do preparo psicológico do professor, pois é de suma importância ter conhecimento de psicologia da educação, psicologia geral e relacionamento interpessoal para poder lidar com os problemas encontrados em sala de aula.

Assim, considerando que a indisciplina do aluno pode se manifestar através de atitudes como: “falar ao mesmo tempo em que o professor, atrapalhando as aulas, responder com grosserias, brigar com os outros alunos ou mesmo entre professor e aluno, bagunçar, ser desobediente e não fazer as tarefas escolares”.

A entrevista termina, com uma super dica para o professor não se  estressar e aprender a prevenir contra este mal, conhecendo melhor o problema de cada aluno,  por exemplo, saber identificar se tal aluno indisciplinado tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) entre outros problemas.

Ouça acima a entrevista na íntegra.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Valdivino Sousa na Imprensa, Valdivino Sousa na Mídia, Valdivino Sousa Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos
Siga-me no Twitter
Follow Valdivino Sousa, Entrevistas concedidas a Jornais Revistas e Rádios on WordPress.com
Estatísticas do blog
  • 427 hits
Fotos do Flickr
%d blogueiros gostam disto: